terça-feira, 5 de julho de 2011

coisas para fazer antes de morrer - parte II

2 - conhecer o Rio de Janeiro
Apesar de tantas notícias negativas a respeito, como bueiros que explodem e turistas que morrem em situações estranhas, ainda assim, eu recomendo essa viagem. Estive na Cidade Maravilhosa por duas vezes e não tenho nada o que reclamar.

Tudo bem, confesso que no começo tinha receio de ir ao Rio de Janeiro, na verdade tinha medo mesmo. Infelizmente o noticiário é cruel com o povo carioca, mostrando apenas o que acontece de ruim por lá, inclusive dando muito destaque para a violência urbana.

Enfim, ano passado estive lá no Carnaval e conheci uma cidade que respirava festa e alegria. Não imaginava que o Carnaval fosse capaz de tomar toda a cidade, achava que isso acontecia só na Sapucaí, ignorando a força dos blocos de rua.

Além disso, a cidade é um cartão postal ambulante, onde você olha se depara com belas paisagens... pode pegar a máquina fotográfica e apontar para qualquer lugar, que o resultado será sempre fantástico.
vista de Ipanema

Além disso, a cidade oferece muitos passeios. Claro que para quem tem medo de altura, o bondinho do Pão de Açúcar deve ficar longe dos seus planos, mas ainda assim, dá para fazer a tradicional visita ao Cristo Redentor, usando as vans aos invés do trenzinho. Com o metrô e ônibus é possível ir de um bairro ao outro sem problemas e conhecer outras paisagens. Por falar em ônibus, vi de passagem o famoso 175 da música do Gabriel, o pensador.

Em Ipanema é possível conhecer o Mirante da Paz, com vista privilegiada para uma paisagem incrível. ele fica na estação do Metrô e o acesso é feito por elevador panorâmico, que também dá acesso ao Morro do Cantagalo / Pavão Pavãozinho.

Cristo Redentor visto do Mirante da Paz

Obrigatório para qualquer turista é conhecer as pedras do Arpoador, cantadas por Cazuza, em "Faz parte do meu show", a sensação é indescritível!!!!

Arpoador


Antes de terminar, só um detalhe. O Rio de Janeiro não é aquilo que se vê nas novelas da Globo. Por exemplo, o point gay da cidade fica em Ipanema e não em Copacabana num quiosque de cachorro quente, e, sinceramente, não vi qualquer sinal de violência ou homofobia por lá..... coisas de novela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário