terça-feira, 27 de setembro de 2011

Música, música, música!

Depois de postagens sisudas, falando sobre saúde e o trânsito de Araraquara, resolvi escrever sobre amenidades desta vez. Mas não pense que o tema será vazio, muito pelo contrário, falaremos de música.

Se você ligou a televisão durante o último final de semana, provavelmente encontrou uma overdose de música. Primeiro foram as transmissões ao vivo do Rock in Rio, pelo canal pago Multishow, realizadas de sexta-feira até domingo e depois a programação da MTV comemorando o 20º aniversário do disco “Nevermind”, lançado pela extinta banda Nirvana em 24 de setembro de 1991.
Sou fã confessa de música boa, então pude aproveitar da melhor maneira meu final de semana e lembrar como eu gostava de Nirvana.
No início dos anos de 1990 eu era adolescente e adorava ouvir rádio quando estava em casa. Do horário em que eu chegava da escola até o final do dia, o aparelho de som ficava ligado. E foi nessa época em que eu conheci o som do Nirvana. Sinceramente, não me lembro qual foi a primeira canção da banda que eu ouvi, gostava de todas, mas minha favorita desde aquela época é “Lithium”.
Eu quase cheguei a ganhar o famoso disco - sim, de vinil! - Nevermind, mas acabei ficando com o “Black Album”, do Metallica. Lembro de ter pedido o disco para meus pais e ainda fiz questão de frisar que era “aquele com o bebê nadando na capa”, não tinha como errar, mas o álbum estava em falta e ganhei o disco do Metallica, que, diga-se de passagem, também é maravilhoso.
A programação da MTV me fez lembrar como certas canções são eternas. Um dos programas que assisti foram os bastidores do “Unplugged”, gravado pela MTV Americana em 1993 e lançado meses após o suicídio do vocalista em abril de 1994. Com os comentários dos produtores é possível ter ideia que algo de ruim estaria para acontecer, desde a decoração do estúdio com velas e lírios até inclusões de canções que não eram da banda. A música “Where did you sleep last nigth?”, que encerra as gravações do programa traz uma interpretação intensa, quase visceral de Cobain. Quem não conhece, pode encontrar o vídeo no Youtube clicando aqui.
Durante os intervalos da MTV e voltando para 2011, o Rock in Rio continua rolando na minha televisão. Graças à maravilhosa TV paga, pude assistir aos shows que pude aguentar, diretamente da minha sala e sem gastar um tostão a mais por isso. O meu único limite era o sono, que, infelizmente, não permitiu que eu visse o show do Metallica na madrugada de segunda-feira, Elton John no sábado e Red Hot Chilli Pepers no domingo... Na próxima quinta-feira, o festival volta à telinha da minha TV e será que vou conseguir ver a apresentação do Cold Play e Guns n’ Roses? Esses provavelmente, não, mas tem muita gente boa tocando cedinho, enquanto eu fico acordada......

Nenhum comentário:

Postar um comentário