terça-feira, 8 de novembro de 2011

Suportando o suporte....

Depois da minha experiência com o atendimento da Mcafee – que não resolveu meu problema com o antivírus fabricado pela empresa e se trata de um programa pago – decidi contar minhas experiências com os suportes e/ou atendimento ao cliente fornecido por algumas empresas.

1- Mcafee: o suporte sempre “lamenta” que você tenha um problema, mas não resolve. No meu último atendimento, o técnico percebeu que a situação era séria e recomendou que meu caso fosse “elevado ao nível superior de suporte”. Nunca mais responderam ao contato e decidi remover o antivírus pago do meu computador e trocá-lo por um gratuito. O meu equipamento voltou a funcionar normalmente e vai bem, obrigada.
2- Microsoft: como meu Windows Vista é original, tentei resolver com o assunto do computador com o fabricante do sistema operacional. Até então achava que o problema era relacionado com as atualizações do Vista, mas o atendente me convenceu que o problema era o antivírus. O atendimento é rápido, não usa respostas prontas e tenta dar alternativas para ajudar, recomendado se seu software for original.
3- Telefônica: mesmo que você não seja cliente, pode ser atendido pelo telefone 103-15. Comecei a receber diariamente ligações gravadas cobrando as contas de uma cliente anterior, chamada Gabriela Fernanda. Entrei em contato algumas vezes e não consegui ser atendida. Ontem, depois de alguma espera, consegui registrar meu protocolo da reclamação. As opções são selecionadas pela fala do usuário ao invés de teclar um número e nem sempre são entendidas pelo maldito programa de reconhecimento de voz. Prepare-se para passar raiva.
4- NET: a TV digital da empresa chegou a Araraquara há pouco mais de um mês, mas uma atendente já tinha programado a instalação do equipamento digital faz uns quatro meses. Quando liguei cobrando a visita agendada, outra funcionária disse que a pessoa que falou comigo anteriormente tinha se confundido.... Semanas atrás voltei a fazer contato para instalação do equipamento digital, mas como a atendente disse que mudaria todo meu plano, desisti e só registrei uma reclamação, pois o canal Band Sports havia sumido sem aviso. A informação recebida era que esse canal não fazia parte do meu plano, mas, misteriosamente, ele voltou dois dias depois dessa ligação.
5 – Vivo: se você conseguir ser atendido discando *8486 do seu celular, me avise para que eu possa emitir minha opinião. Faz meses que tento obter informações sobre planos para Smartphones e não consigo conversar com ninguém.... eu canso da maldita música de espera e desligo.
6- Caixa Econômica Federal: depois de falar com três atendentes consegui descobrir que o Internet Explorer 9 não é compatível com o Internet Banking. A sugestão do atendente era para que eu retornasse à versão anterior, pois eles não têm previsão de suporte para a nova versão. Se eu quiser saber das minhas movimentações tenho que usar fax ou emprestar o computador da minha mãe que tem o IE 8.
7- Santander: tive um problema com lançamento triplicado em minha conta corrente que não foi resolvido pelo Supermercado causador do problema. Depois de fazer contato com o atendimento do banco, os valores indevidos foram estornados no dia seguinte. Em outra situação com um pagamento em débito automático não realizado também fui bem orientada e atendida rapidamente. Recomendo.
8- CPFL Paulista: nem sempre o atendimento via 0800 funciona como deveria. Alguns funcionários dão respostas vagas ou não resolvem seu problema, pedem para que você compareça a uma agência ou posto de atendimento em sua cidade. O serviço pela internet costuma ser mais ágil, mas nem sempre está disponível.
9- Mercado Livre: já tentou comprar ou vender alguma coisa pelo site? Se sua resposta for não, recomendo conhecer um pouco mais a respeito. Já realizei vendas e comprei utilizando o Mercado Livre e fiquei muito satisfeita. O atendimento é rápido e funciona bem, mas recomendo que sejam sempre analisadas as qualificações dos vendedores ou compradores.
10- Dell: os equipamentos fabricados têm qualidade e são conhecidos mundialmente, mas o atendimento pós-venda brasileiro é muito ruim. Alguns produtos podem demorar mais que o previsto para chegar, nunca você vai ter uma resposta satisfatória e só vai restar esperar. Caso queira agilidade, compre sempre em uma loja qualquer de varejo, nunca direto do fabricante.
11- Nokia: o atendimento via telefone é bom, os funcionários são atenciosos, mas se você tiver que enviar seu equipamento para a assistência técnica pode ficar um tanto frustrado. Meu celular parou de funcionar 10 dias depois da compra e foi para o reparo duas vezes, na primeira, voltou do mesmo jeito e só resolveram o problema na segunda vez. Agora está tudo funcionando perfeitamente, espero que continue assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário