quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Coisas que só encontramos em Araraquara

Desde a minha infância nunca criei raízes em qualquer lugar, sempre mudando de uma cidade para outra por causa da minha família, primeiro foram por causa de problemas de saúde, depois por causa de mudança de emprego do meu pai, depois por causa de estudos. Enfim, moro em Araraquara efetivamente desde 1999, apesar da mudança de minha família ter acontecido em 1995.
Confesso que não escolhi a cidade por livre e espontânea vontade, mas já que estou aqui há algum tempo, notei que várias coisas só acontecem ou existem em Araraquara:
1- coxinha de Bueno de Andrada: quem mora ou visita regularmente a cidade já deve ter ouvido falar do famoso salgado que se tornou conhecido depois que o escritor araraquarense Inácio de Loyola Brandão escreveu um artigo falando sobre o distrito e seu delicioso petisco. O lugar por si só já vale uma visita: um pequeno lugar, cortado pela linha férrea, com uma praça em que são vendidas as deliciosas “coxinhas douradas”. Se não fosse pelo grande movimento aos finais de semana, poderíamos dizer que ali o tempo não passa, lembrando aquelas pequenas cidades do interior.... Além da coxinha tradicional de frango, a Mercearia do Freitas (onde dizem que é vendida a original), também comercializa outros sabores. Preços a partir de R$ 2,00, funciona de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados.
2- sorvete de creme suíço do Kawakami: nunca tinha ouvido falar de sorvete de creme suíço, conhecia de creme, creme holandês, entre outros, mas esse só aqui em Araraquara. Quem vai a qualquer uma das sorveterias Kawakami pode encontrar a iguaria por lá. Basicamente o gosto parece de alguma coisa misturada com açúcar queimado, mas é muito bom.  A receita é segredo de família. Se quiser variar, a Vaca Preta (sorvete com Coca-Cola) feita com creme suíço é muito boa. Vale a pena conferir.
3- pôr do sol: eu odeio climas quentes, como aquele que encontramos aqui na famosa “Morada do Sol”, mas o final do dia é um momento mágico, com imagens só encontradas por aqui. Em qualquer lugar da cidade a vista é linda e capaz de gerar fotografias bem interessantes.
vista do pôr do sol em Araraquara (Vila Sedenho)
4- cheiro de laranja: tem gente que reclama do cheiro de laranja que sentimos quando estamos chegando a Araraquara, principalmente vindo pelas rodovias que passam próximas à conhecida fábrica de suco e outros subprodutos da laranja. Em dias que o clima está mais úmido ou anunciando chuva, o cheiro toma conta da cidade. Sinceramente, muito melhor o cheiro de laranja do que outros característicos de cidades cercadas por usinas de açúcar e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário