quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Como lucrar com o fim do Mundo


Apocalipse. Fim do Mundo. Dia do Juízo Final, Armagedon. Final dos Tempos... com certeza você já ouviu alguma vez esses termos e sabe muito bem o que eles significam. Embora já tenham sido feitas muitas previsões a respeito do nosso último dia habitando o planeta Terra, até o momento nenhuma se concretizou, mas teremos mais uma chance de testar se o povo Maia estava certo ou errado na sua profecia  - aguardamos ansiosos o dia 21 de dezembro de 2012.

Crenças à parte, já faz um tempo que o assunto ronda e assusta a humanidade. Quem nasceu no século passado deve se lembrar da famosa frase “em 2000 chegarás, de 2000 não passarás”. A mudança para o novo milênio mexia com a imaginação das pessoas e criava histórias absurdas a respeito do final dos tempos naquela virada de ano. O fato é que nada aconteceu naquela data, nem nos dias que se sucederam (tanto que hoje estamos em 2012)...

O mais engraçado de tudo isso – que me desculpem aqueles que acreditam no Dia do Juízo Final – é como as pessoas lucram com o assunto. E olha que isso não começou agora.
Em 1996 a Rede Globo lançou a mini-novela “O fim do mundo”, escrita por Dias Gomes, com 35 capítulos. O tema de abertura, de Paulinho Moska perguntava “o que você faria se só te restasse um dia?” - mera coincidência ou oportunismo?

O filme “Armagedon”, protagonizado por Bruce Willis, foi lançado nos Estados Unidos em 1998 e falava sobre a possível destruição do planeta na colisão de um asteroide gigante com a Terra – o personagem de Bruce Willis consegue evitar a tragédia para sorte da humanidade. O filme foi indicado para vários prêmios e a balada “I don’t want to miss a thing” da banda Aerosmith, música tema da produção, tocou insistentemente em rádios de todo o mundo.
Como passamos pelo ano 2000 ilesos, outras previsões apareceram e mais gente ganhou dinheiro com isso (de novo!).
“O dia depois de amanhã”, filme lançado em 2004, falava sobre o mundo pós-apocalipse (ufa, existe uma chance de sobrevivência!), investindo em temas mais próximos da realidade, como aquecimento global. A produção lucrou mais de US$ 540 milhões.

Mas o cinema continua cheio de filmes sobre o tema. O último, com nome bem sugestivo de “2012”, lançado em 2009, faz referência sobre a profecia Maia da moda. A bilheteria alcançou quase US$ 770 milhões.

Britney Spears também resolveu lucrar com a previsão dos Maias. O vídeo clipe da canção “Till the world ends”, lançada em 2011, mostra uma festa subterrânea onde a cantora pede que as pessoas dancem até o mundo acabar. A primeira imagem do clipe mostra a data 21 de dezembro de 2012 para ninguém ficar em dúvida do que se trata.

Recentemente a televisão brasileira também aposta (e lucra) com o tema. A Rede Globo já exibe a série “Como aproveitar o fim do mundo”, nas noites de quinta-feira.  O canal pago GNT (também da Rede Globo), tem Fernanda Young na apresentação de “Confissões do Apocalipse” às sextas-feiras. O programa é uma espécie de jogo da verdade com artistas e celebridades, em que a premissa é fazer confissões, já que o mundo vai acabar em dezembro mesmo.

Para quem acha que o Final dos Tempos é atrativo apenas para o setor do entretenimento, enganou-se. Uma rede de lojas está até fazendo promoção – você compra agora e só paga se o mundo não acabar. No site da loja a notícia é enfática “Se o mundo acabar, não precisará pagar. Se o mundo não acabar, terá mais prazo para pagar suas compras.” Com certeza, eles também desconfiam da previsão dos Maias....

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