Apocalipse. Fim do Mundo. Dia do Juízo
Final, Armagedon. Final dos Tempos... com certeza você já ouviu alguma vez
esses termos e sabe muito bem o que eles significam. Embora já tenham sido feitas
muitas previsões a respeito do nosso último dia habitando o planeta Terra, até
o momento nenhuma se concretizou, mas teremos mais uma chance de testar se o
povo Maia estava certo ou errado na sua profecia - aguardamos ansiosos o dia 21 de dezembro de
2012.
Crenças à parte, já faz um tempo
que o assunto ronda e assusta a humanidade. Quem nasceu no século passado deve
se lembrar da famosa frase “em 2000 chegarás, de 2000 não passarás”. A mudança
para o novo milênio mexia com a imaginação das pessoas e criava histórias
absurdas a respeito do final dos tempos naquela virada de ano. O fato é que
nada aconteceu naquela data, nem nos dias que se sucederam (tanto que hoje
estamos em 2012)...
O mais engraçado de tudo isso –
que me desculpem aqueles que acreditam no Dia do Juízo Final – é como as
pessoas lucram com o assunto. E olha que isso não começou agora.
Em 1996 a Rede Globo lançou a mini-novela
“O fim do mundo”, escrita por Dias Gomes, com 35 capítulos. O tema de abertura,
de Paulinho Moska perguntava “o que você faria se só te restasse um dia?” -
mera coincidência ou oportunismo?
O filme “Armagedon”, protagonizado
por Bruce Willis, foi lançado nos Estados Unidos em 1998 e falava sobre a possível
destruição do planeta na colisão de um asteroide gigante com a Terra – o personagem
de Bruce Willis consegue evitar a tragédia para sorte da humanidade. O filme
foi indicado para vários prêmios e a balada “I
don’t want to miss a thing” da banda Aerosmith, música tema da produção,
tocou insistentemente em rádios de todo o mundo.
Como passamos pelo ano 2000
ilesos, outras previsões apareceram e mais gente ganhou dinheiro com isso (de
novo!).
“O dia depois de amanhã”, filme
lançado em 2004, falava sobre o mundo pós-apocalipse (ufa, existe uma chance de
sobrevivência!), investindo em temas mais próximos da realidade, como
aquecimento global. A produção lucrou mais de US$ 540 milhões.
Mas o cinema continua cheio de
filmes sobre o tema. O último, com nome bem sugestivo de “2012”, lançado em
2009, faz referência sobre a profecia Maia da moda. A bilheteria alcançou quase
US$ 770 milhões.
Britney Spears também resolveu
lucrar com a previsão dos Maias. O vídeo clipe da canção “Till the world ends”,
lançada em 2011, mostra uma festa subterrânea onde a cantora pede que as
pessoas dancem até o mundo acabar. A primeira imagem do clipe mostra a data 21
de dezembro de 2012 para ninguém ficar em dúvida do que se trata.
Recentemente a televisão
brasileira também aposta (e lucra) com o tema. A Rede Globo já exibe a série “Como
aproveitar o fim do mundo”, nas noites de quinta-feira. O canal pago GNT (também da Rede Globo), tem
Fernanda Young na apresentação de “Confissões do Apocalipse” às sextas-feiras. O
programa é uma espécie de jogo da verdade com artistas e celebridades, em que a
premissa é fazer confissões, já que o mundo vai acabar em dezembro mesmo.
Para quem acha que o Final dos
Tempos é atrativo apenas para o setor do entretenimento, enganou-se. Uma rede
de lojas está até fazendo promoção – você compra agora e só paga se o mundo não
acabar. No site da loja a notícia é enfática “Se o mundo acabar, não precisará
pagar. Se o mundo não acabar, terá mais prazo para pagar suas compras.” Com
certeza, eles também desconfiam da previsão dos Maias....
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