terça-feira, 27 de novembro de 2012

No esporte e na vida


Com o final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 se aproximando, pude fazer algumas reflexões a respeito do esporte que se encaixam perfeitamente no dia-a-dia das pessoas. Você nem precisa gostar de futebol para continuar lendo este texto, mas com certeza vai se identificar com o que vem a seguir:

1 – cuidado com o que você deseja: quando o Palmeiras voltou à primeira divisão do Campeonato em 2003, dizem que Marcos, o goleiro do time fez a seguinte declaração “O Palmeiras só cai de novo quando o Corinthians for campeão da Libertadores.”  O fato é que em 2012 o Corinthians ganhou seu primeiro título Sul-americano e seu rival Palmeiras foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro novamente. Eu estudei com uma garota que costumava falar “o que a boca fala, o Universo aplaude!”; talvez “São Marcos” não conhecesse essa máxima.

2 – algumas vezes é preciso piorar para depois melhorar: sempre que ouço essa frase lembro aquela história de empurrar a vaquinha.... O fato é que nos últimos anos grandes clubes têm sido rebaixados para a série B do Brasileirão – Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Grêmio e Vasco da Gama, são alguns exemplos recentes de times que “levantaram, sacudiram a poeira e deram a volta por cima”. Mas você se lembra de quando o Fluminense disputou a série “C” em 1999? Pois é, o atual campeão Brasileiro de 2012 já amargou a terceira divisão...

3 – cada escolha, uma renúncia : para que o Palmeiras pudesse conquistar o título invicto de campeão da Copa do Brasil 2012 teve que deixar de lado o Brasileirão. A escolha que o levará para a disputa da Taça Libertadores em 2013, fez com que o time fosse rebaixado no principal campeonato do país. É quase um paradoxo. Lembrei-me de uma frase do gato Garfield “não se pode ser gordo e feliz ao mesmo tempo”.

4 – não há mal que para sempre dure e nem bem que nunca se acabe: alguns times parecem potências em determinadas épocas, ganham tudo! De repente, parece que a coisa não engrena mais e títulos são apenas boas lembranças... Os amigos Palmeirenses devem sentir falta dos títulos conquistados durante a década de 1990, quando a parceria com a Parmalat rendeu as maiores conquistas do time. Com certeza, dias melhores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário