quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Então, é Natal?!?????!!!!!


Quando este texto for publicado, faltarão menos de 20 dias para a chegada do Natal 2012. Você acha que o ano passou rápido demais? Eu também....

Parece que foi ontem, quando estávamos fazendo planos para o Ano Novo, repensando aquilo que não conseguimos realizar no ano anterior e o que poderíamos inovar em 2012. Pois é, se você ainda não emagreceu, parou de fumar ou arrumou um novo emprego, conforme havia prometido, saiba que talvez não dê tempo ainda em 2012. Que venha 2013!

Minha árvore de Natal já está montada! (esperando Papai Noel e 2013)
Temos a impressão que a cada ano o tempo passa mais rápido, mas será que a culpa não é nossa? A ciência e a medicina dizem que isso pode ser um reflexo da ansiedade que vivemos. Estamos sempre esperando por algo que está por vir, ficamos tensos, sofremos por antecipação – por coisas que talvez nunca aconteçam – não vivemos o agora e postergamos aquilo que é realmente importante.

Lembro-me de ter visto na televisão a primeira propaganda de Natal em outubro! Se não me engano era o comercial de Natal dos chocolates M&M’s (aquele em que o Papai Noel desmaia quando encontra os confeitos), depois já vieram outras e mais outras. As lojas que vendem enfeites natalinos já mostravam suas novidades naquele mesmo mês. Com tanta informação para nos lembrar de que o final do ano está próximo, fica impossível não pensar no assunto e ficar ansioso para a chegada das festas.

“So this is Christmas. And what have you done? Another year over and new one just begun(*).”, proclamava John Lennon em 1971, quando escreveu Happy Xmas (War is Over). Será que ele também achava que o tempo estava passando rápido demais ou só protestava contra a Guerra do Vietnã? É uma pena que John não esteja mais aqui para nos dar essa resposta.

“É o tempo que passa ou somos nós que passamos?” Quando comecei a escrever este texto, me veio na memória a pergunta feita pela professora de Filosofia, Dona Mirna, quando eu cursava o último ano do colegial em 1994. Não me lembro de qual foi a resposta – talvez pela abordagem religiosa da professora seja possível a segunda opção – mas a frase ainda incomoda... Você já tinha parado para pensar nisso?

(*) Então, é Natal. E o que você fez? Outro ano se acaba e um novo já se inicia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário