terça-feira, 1 de julho de 2014

Série "Mundo Corporativo" - semana I

Durante as próximas semanas vamos falar sobre a realidade das empresas, o que acontece depois que você sai da faculdade e entra no mercado de trabalho.  Irei compartilhar minhas experiências e darei dicas a respeito do mundo empresarial.

O texto que segue é o início da série “Mundo Corporativo”, que será publicada durante as próximas semanas. Sugestões, comentários e dúvidas serão bem-vindos. Vamos começar nossa jornada?

Mundo Corporativo – semana I

É fato que o trabalho está ligado à subsistência das pessoas, que vendem sua força de trabalho em troca de remuneração. Infelizmente, nem todos têm a experiência de trabalhar com aquilo que realmente gostam, fazem apenas pela questão financeira ou por falta de oportunidade. De qualquer forma, o ambiente em que você passa a maior parte do tempo, dever ser o mais saudável possível (ou pelo menos deveria ser).

A partir de agora, vamos falar a respeito das relações entre colegas de trabalho e chefes, de forma prática, deixando de lado as teorias e manuais de administração.

1 – não desperdice oportunidades – o ingresso ou retorno ao mercado de trabalho nem sempre é tão fácil quanto se imagina. Muitas vezes será necessário trabalhar em áreas diversas de sua área de formação. Não desanime e agarre as oportunidades que aparecerem.  É hora de conhecer gente nova, reciclar conceitos e enfrentar desafios. Aumente suas redes de contatos (networking) e alcance bons resultados no futuro próximo.

2 – feito é melhor do que perfeito (done is better than perfect) – faz algum tempo que li uma reportagem sobre Sheryl Sandberg – chefe de operações do Facebook – em que ela posava para uma foto em frente um cartaz com a frase em questão, que é o seu lema. Imediatamente me lembrei de alguns profissionais que no empenho de realizar uma tarefa, fazem com tanto preciosismo que se esquecem do essencial, o trabalho em si. Para uma empresa o importante é o trabalho concluído e não a busca de uma perfeição inalcançável. Não tente reinventar a roda, apresente seu trabalho pronto e sugira melhorias que possam ser feitas no decorrer do processo.

3 – seja sincero – mentira nunca é uma boa opção, especialmente no mundo corporativo. Desde o processo seletivo até o momento em que se faz parte do quadro de funcionários da empresa, seja sincero. Não minta a respeito de suas habilidades. Ninguém sabe tudo! Seja humilde ao responder que não sabe, mas que deseja aprender mais a respeito sobre o assunto e comprometa-se com isso.


4 – invista em conhecimento – ainda quando eu cursava o ensino médio, lembro da frase de uma professora que dizia “um ladrão poderá entrar em suas casas e roubar todos seus bens, mas o que você aprendeu, o seu conhecimento, ninguém poderá roubar”.  Sábias palavras. O dinheiro que você dispõe para pagar cursos e especializações não são gastos, mas investimentos. Invista em você, no seu aprimoramento, mas não espere que os outros façam isso por você, afinal, a responsabilidade é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário