quarta-feira, 9 de julho de 2014

Série "Mundo Corporativo" - semana II

Mesmo começando a série “Mundo Corporativo” em plena Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, o retorno foi muito positivo. Elogios, comentários e sugestões foram recebidos. Agradeço a cada pessoa que dedicou um pouco do seu tempo na leitura do texto da primeira semana. Fiquem com a continuação da segunda semana. Boa leitura.

Mundo Corporativo – semana II

O foco desta semana é relacionado aos comportamentos de funcionários e chefes. Se observarmos ao nosso redor, notaremos como são situações comuns. Infelizmente, pela frequência com que acontecem, costumamos ignorá-las ou pior, tratamos como algo normal e esquecemos elas como podem afetar nosso dia-a-dia.

1 – não julgue pelas aparências – desde crianças aprendemos que não devemos julgar um livro pela capa. Mas conforme crescemos e desenvolvemos, esquecemo-nos desse simples mandamento. Sim, as pessoas dão valor à aparência e beleza, esquecendo-se do conteúdo, mas no mundo empresarial isso não vale. Steve Jobs (1955-2011), um dos fundadores da Apple, tinha um visual desgrenhado e não achava necessário tomar banho diariamente quando era jovem.  Em um dos seus primeiros empregos, na Atari, foi “convidado” a trabalhar em horário noturno, devido reclamações dos colegas. Se seu chefe não acreditasse em seu potencial, provavelmente teria demitido Jobs ao invés de alterar seu turno de atividades.

Fuja da fofoca!
2 – diga não à fofoca – mesmo em grandes empresas, conversas paralelas e fofocas existem. Não existe nada pior que trabalhar em um ambiente inseguro e com informações desencontradas. Mesmo com o investimento crescente em ferramentas de comunicação integrada por grandes empresas atendendo ao seu público interno (colaboradores), como boletins eletrônicos de informações, house organs, sites institucionais, etc, as informações não oficiais tem alcance maior do que se imagina. A famosa “rádio peão” é responsável pelo ciclo de conversas paralelas dentro das organizações. Fuja dessa situação. Se alguma informação vinda desse meio chega até você, pense duas vezes antes de passa-la adiante. Surgindo dúvidas que possam atingir sua rotina de trabalho, converse com seu superior imediato e exponha aquilo que esteja causando aflições em você.


3 – valorize sua privacidade – com o grande fluxo de informações que circulam em redes sociais, fica fácil saber da vida alheia. Reuniões sociais, férias, atividades, amigos, estão todos relacionados às suas ações na internet. Brigas, discussões, bebedeiras, problemas com a justiça e outras situações constrangedoras não devem ser publicadas em seu perfil de qualquer rede social. Saiba que isso pode influenciar a forma como seus colegas de trabalho e chefes olham para seu futuro profissional. Uma promoção ou um novo emprego podem ficar distantes se as pessoas acharem que você não é uma pessoa confiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário