Mesmo começando a série “Mundo
Corporativo” em plena Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, o retorno
foi muito positivo. Elogios, comentários e sugestões foram recebidos. Agradeço a cada pessoa que dedicou um pouco do seu tempo na leitura do texto da primeira
semana. Fiquem com a continuação da segunda semana. Boa leitura.
Mundo Corporativo – semana II
O foco desta semana é relacionado
aos comportamentos de funcionários e chefes. Se observarmos ao nosso redor, notaremos
como são situações comuns. Infelizmente, pela frequência com que acontecem,
costumamos ignorá-las ou pior, tratamos como algo normal e esquecemos elas como
podem afetar nosso dia-a-dia.
1 – não julgue pelas aparências –
desde crianças aprendemos que não devemos julgar um livro pela capa. Mas
conforme crescemos e desenvolvemos, esquecemo-nos desse simples mandamento. Sim,
as pessoas dão valor à aparência e beleza, esquecendo-se do conteúdo, mas no
mundo empresarial isso não vale. Steve Jobs (1955-2011), um dos fundadores da
Apple, tinha um visual desgrenhado e não achava necessário tomar banho diariamente
quando era jovem. Em um dos seus
primeiros empregos, na Atari, foi “convidado” a trabalhar em horário noturno,
devido reclamações dos colegas. Se seu chefe não acreditasse em seu potencial,
provavelmente teria demitido Jobs ao invés de alterar seu turno de atividades.
Fuja da fofoca! |
2 – diga não à fofoca – mesmo em
grandes empresas, conversas paralelas e fofocas existem. Não existe nada pior
que trabalhar em um ambiente inseguro e com informações desencontradas. Mesmo
com o investimento crescente em ferramentas de comunicação integrada por
grandes empresas atendendo ao seu público interno (colaboradores), como boletins
eletrônicos de informações, house organs, sites institucionais, etc, as
informações não oficiais tem alcance maior do que se imagina. A famosa “rádio
peão” é responsável pelo ciclo de conversas paralelas dentro das organizações.
Fuja dessa situação. Se alguma informação vinda desse meio chega até você,
pense duas vezes antes de passa-la adiante. Surgindo dúvidas que possam atingir
sua rotina de trabalho, converse com seu superior imediato e exponha aquilo que
esteja causando aflições em você.
3 – valorize sua privacidade –
com o grande fluxo de informações que circulam em redes sociais, fica fácil
saber da vida alheia. Reuniões sociais, férias, atividades, amigos, estão todos
relacionados às suas ações na internet. Brigas, discussões, bebedeiras,
problemas com a justiça e outras situações constrangedoras não devem ser
publicadas em seu perfil de qualquer rede social. Saiba que isso pode
influenciar a forma como seus colegas de trabalho e chefes olham para seu
futuro profissional. Uma promoção ou um novo emprego podem ficar distantes se
as pessoas acharem que você não é uma pessoa confiável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário